Jovens de todo o Brasil estiveram reunidos em Brasília de 27 a 30 de abril realizando a 1 Conferência Nacional de Juventude. O objetivo da Conferência foi exatamente discutir os problemas da juventude brasileira e apontar soluções que busquem melhorar a vida de milhões de jovens brasileiros. Representando a JPMDB Porto Alegre estiveram presentes na Capital brasileira o Presidente do segmento Pablo Melo, o Vice-Presidente Daniel Kieling, a Secretária de Gestão e Planejamento Thais Mallmann e o 1 tesoureiro da JPMDB/RS Alexandre Borck.
O Presidente da JPMDB Porto Alegre Pablo Melo esteve inserido na temática de participação política e defendeu a participação dos jovens no processo político brasileiro como principal instrumento de transformação do País: " Nós que militamos dia-a-dia na política temos o dever de despertar o interesse de nossos amigos, colegas de escola e universidade nos problemas de nossa cidade, estado e país para que consigamos juntos construir as soluções necessárias para transformar o Brasil em um país mais justo não só para os jovens mas para todos", afirmou o líder peemedebista. Melo ainda buscou maior integração entre a JPMDB/POA com as juventudes de outros partidos no intuito de construir com mais naturalidade as coligações para reconduzir o Prefeito Fogaça ao Paço Municipal.
O Vice-Presidente da Juventude do PMDB de Porto Alegre, Daniel Kieling apresentou ao grupo temático que discutia os problemas e soluções das cidade, na 1ª Conferência Nacional de Políticas de Juventude em Brasília e aos Deputados Federais de todos os Estados e Partidos, sob o protocolo 4EE0376899 proposta de mudanças no setor de passagem escolar no transporte público.Para Kieling, a Política Nacional de Juventude, que foi entregue ao Congresso na quarta-feira, deve em algum momento criar o Fundo Nacional de Juventude, este em proposta apresentada na Conferência Nacional, teria uma reserva grande de verbas para subsidiar a isenção dos estudantes, seja o Passe Livre, ou 50,25 80% de desconto nas passagens, segundo ele "não é justo que os Estudantes e Jovens não paguem e o trabalhador desempregado pague, o que não se pode fazer é mexer nas conquistas históricas dos Estudantes, por isso sugerimos que o Governo Federal subsidie a passagem estudantil que melhora para os Estudantes, que passaram a ter maior número de jovens atendidos e melhora para os desempregados e trabalhadores da economia informal, que terão uma passagem mais barata" afirma Kieling. Ele espera que o Congresso mostre responsabilidade e compromisso e pelo menos estude a matéria. Kieling ainda aproveitou viagem a Brasília para encontrar-se com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Luis Carlos Bueno para convidá-lo em nome do Presidente da Câmara de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo para ser palestrante no encontro de Câmaras da Região Metropolitana que deve ocorrer na segunda-quinzena de maio, com os temas: Mobilidade Urbana e Saneamento Básico.Ainda aproveitou o encontro para lembrar a Luis Carlos Bueno, que o Ministério das Cidades, através da Secretaria deve quando fizer os estudos de viabilidade técnica para a implantação da linha 02 do metrô em Porto Alegre, realizar um estudo de qual traçado dá maior sustentabilidade e qual traçado é menos deficitário, pois segundo ele "todos sabemos que na Av. Assis Brasil, junto a Zona Norte, está a maior concentração de pessoas, logo onde há mais tarifa para ser paga, onde o investimento não é deficitário." O Secretário Bueno aceitou o convite da Câmara de Porto Alegre, e promoteu encaminhar o assunto da Linha02 junto aos departamentos competentes na TRENSURB.
O Vice-Presidente da JPMDB/POA Daniel Kieling com o Secretáro Nacional de Mobilidade Urbana Luiz Carlos Bueno
A Secretária de Gestão e Planejamento da JPMDB/POA Thaís Mallmann, Delegada representante do município de Porto Alegre, permaneceu inserida no Tema Família, assunto pautado na Conferência Municipal de Porto Alegre. Na etapa nacional, Thaís defendeu a importância do fortalecimento da estrutura familiar, pois acredita ser o alicerce da construção da vida do jovem: “não importa o formato da estrutura (pai, mãe e filho, ou dois irmãos, ou avôs e netos, hoje a legislação prevê que a entidade familiar pode ser composta em diversos formatos), mas precisamos manter o amor e os limites das relações. Porém é difícil manter estas características quando os entes familiares estão distantes uns dos outros em razão da falta de emprego e de condições mínimas (oportunidade de capacitação, qualidade na educação, local adequado para deixar crianças e jovens enquanto lutam para sobreviver e mantê-los). Não queremos transferir as responsabilidades ao poder público, mas queremos que exista apoio (suporte) aos mais necessitados até que consigam se reestruturar”. O GT foi dividido em pequenos grupos para viabilizar a apresentação de quatro propostas ao Tema Família, posteriormente levados à votação de todos os delegados participantes da Conferência, representantes do poder público e da sociedade civil. Em primeiro lugar ficou a proposta defendida pela Delegada Thaís: “Criar e implementar políticas públicas que atendam as necessidades da juventude, sejam elas: econômicas, sociais, psicológicas, esportivas, culturais, ambientais, com objetivo de aproximar o jovem da família por meio de um centro específico para a juventude. Fomentar a existência destes espaços de referência para juventude e a capacitação dos agentes que trabalhem neste local.”
Para o 1 tesoureiro da JPMDB/RS Alexandre Bork, a participação da juventude de Porto Alegre comprova o amadurecimento do segmento: "A JPMDB de Porto Alegre mostra-se cada vez mais madura, discutindo as políticas sociais para o país de maneira qualificada e capaz, mobilizada para defender os interesses da juventude brasileira.", afirmou Bork.
Os jovens peemedebistas em Brasília com o Presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Federal e um dos líderes do PMDB de Porto Alegre Deputado Mendes Ribeiro Filho
JPMDB/POA com o Presidente Nacional do PMDB Deputado Michel Temer e o Presidente Nacional da FUG Deputado Eliseu Padilha
Os jovens peemedebistas ainda participaram em Brasília da Reunião Nacional da Juventude do PMDB, que contou com a presença de vários líderes nacionais do partido, entre eles os Presidente do Partido e da FUG, Deputados Michel Temer e Eliseu Padilha, o líder do PMDB no Senado, Senador Valdir Raupp e o Presidente do Congresso Nacional Senador Garibaldi Alves.
O Presidente Nacional do PMDB Deputado Michel Temer, afirmou que em breve, o partido e a FUG devem patrocinar um Congresso Nacional da Juventude do PMDB, para eleger metas e bandeiras para o órgão nos próximos anos.
O Presidente Nacional do PMDB Deputado Michel Temer, afirmou que em breve, o partido e a FUG devem patrocinar um Congresso Nacional da Juventude do PMDB, para eleger metas e bandeiras para o órgão nos próximos anos.
JPMDB/POA com o Presidente Nacional do PMDB Deputado Michel Temer e o Presidente Nacional da FUG Deputado Eliseu Padilha
Confira a moção a favor da PEC 29 aprovada na reunião da JPMDB Nacional
entregue ao Presidente da Frente Parlamentar da Saúde - Dep. Darcisio Perondi/RS:
entregue ao Presidente da Frente Parlamentar da Saúde - Dep. Darcisio Perondi/RS:
A juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, reunida na 1ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, aprovou a presente MOÇÃO, em que solicita aos senhores deputados(as) e senadores(as) o VOTO FAVORÁVEL ao Projeto de Lei que prevê a regulamentação da Emenda Constitucional 29. A MOÇÃO solicita, ainda, que a Executiva Nacional do PMDB manifeste sua posição, recomendando o VOTO SIM em favor do PLS 121/2007, já aprovado no Senado e que aguarda votação na Câmara.
Queremos que todos os parlamentares e lideranças da bancada do PMDB votem em favor da regulamentação da EC 29 e em favor da saúde e da vida. A matéria vai garantir mais recursos para o setor e acabar com os desvios de dinheiro da saúde.
Estamos preocupados com a questão da saúde, principal liberdade do povo. Sem saúde e sem vida, de nada adiantam as demais liberdades. Durante a 1 a Conferência Nacional da Juventude, a saúde mereceu destaque, pois engloba o combate às drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, a gravidez indesejada e precoce, os acidentes de trânsito e a violência.70% das mortes de jovens se devem a causas externas evitáveis. Os jovens são usuários do Sistema Único de Saúde, principalmente dos pronto-socorros e UTIs, que precisam estar funcionando e atendendo com eficiência. Mas, infelizmente, o País vive uma crise sem precedentes na saúde pública, que vem prejudicando o atendimento, não só de nós, jovens, mas de toda a população que precisa do SUS.
A saúde sempre foi uma bandeira prioritária dentro do PMDB e não pode ser abandonada neste momento difícil, apesar dos indicativos contrários à regulamentação feitos pelo Palácio do Planalto.
Reiteramos, portanto, a urgência dessa votação. Votem o PLS 121/2007. Regulamentação já!
Queremos que todos os parlamentares e lideranças da bancada do PMDB votem em favor da regulamentação da EC 29 e em favor da saúde e da vida. A matéria vai garantir mais recursos para o setor e acabar com os desvios de dinheiro da saúde.
Estamos preocupados com a questão da saúde, principal liberdade do povo. Sem saúde e sem vida, de nada adiantam as demais liberdades. Durante a 1 a Conferência Nacional da Juventude, a saúde mereceu destaque, pois engloba o combate às drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, a gravidez indesejada e precoce, os acidentes de trânsito e a violência.70% das mortes de jovens se devem a causas externas evitáveis. Os jovens são usuários do Sistema Único de Saúde, principalmente dos pronto-socorros e UTIs, que precisam estar funcionando e atendendo com eficiência. Mas, infelizmente, o País vive uma crise sem precedentes na saúde pública, que vem prejudicando o atendimento, não só de nós, jovens, mas de toda a população que precisa do SUS.
A saúde sempre foi uma bandeira prioritária dentro do PMDB e não pode ser abandonada neste momento difícil, apesar dos indicativos contrários à regulamentação feitos pelo Palácio do Planalto.
Reiteramos, portanto, a urgência dessa votação. Votem o PLS 121/2007. Regulamentação já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário